Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão repensando sua trajetória profissional e optando por carreiras que trazem mais satisfação profissional, proporcionam novos desafios, além de maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Por isso, a transição de carreira está se tornando cada vez mais comum entre pessoas de todas as idades que desejam mudar esse cenário.
Mas você sabe como trabalhar a sua marca pessoal e comunicar essa mudança para o mercado?
No artigo de hoje, você vai aprender como usar de maneira estratégica o seu perfil do LinkedIn durante uma transição de carreira – afinal, esta é a maior rede profissional do mundo.
Se você está fazendo esse movimento ou planeja mudar de área, continue a leitura até o final e confira nossas dicas!
Sinais de que você deveria fazer uma transição de carreira
É verdade que mudar nunca é fácil, especialmente quando estamos falando de algo tão central nas nossas vidas como o trabalho. Mas infelizmente, só uma a cada 10 pessoas se sente feliz e realizada em sua carreira, segundo uma pesquisa divulgada no Blog da Gupy.
Além disso, um levantamento feito pelo LinkedIn revela que 60% dos profissionais no Brasil estão cogitando mudar de emprego – e 20% já estão buscando por um novo cargo.
A boa notícia é que existem bem mais opções de carreira hoje em dia do que antigamente. Ou seja, se você está insatisfeito no seu cargo, pode buscar outra empresa na sua área ou até mesmo fazer uma mudança completa de carreira.
Nesse último caso, o ideal é investir em novas formações e adquirir as habilidades técnicas necessárias para a nova área onde você deseja trabalhar.
Mas antes de optar por fazer uma transição de carreira, é importante considerar alguns pontos importantes:
- Você está insatisfeito com o seu cargo atual ou com sua área como um todo?
- É um bom momento para o mercado em que você quer entrar?
- Você tem uma reserva financeira para o período de transição?
- Gostaria de desenvolver novas habilidades?
Se você tem certeza sobre estes aspectos e quer seguir em frente com a transição de carreira, é provável que esta seja a escolha certa para você!
Como usar seu LinkedIn durante a transição de carreira
Quando pensam em fazer uma transição de carreira, muitas pessoas acham que isso significa começar do zero. Mas não é verdade!
Afinal, todos os seus anos de experiência e conhecimentos adquiridos serão úteis – e muito! – no seu novo cargo.
E a melhor maneira de compartilhar seu momento profissional e toda sua expertise com o mercado é por meio do LinkedIn! Além de acompanhar de perto as novidades da área onde deseja trabalhar, você também pode interagir com profissionais e empresas interessantes para essa nova fase profissional.
Abaixo, mostramos alguns usos estratégicos do LinkedIn durante a sua transição de carreira:
1. Use palavras-chave para os recrutadores da nova área
Conforme você for investindo na sua atualização profissional e adquirir mais habilidades, não deixe de atualizar o seu perfil no LinkedIn para refletir seu conhecimento.
Além disso, faça uso estratégico de palavras-chave que são do interesse de recrutadores da sua nova área. Mesmo que você ainda não domine essas habilidades, demonstre que conhece sua importância no mercado e que está investindo para se atualizar.
2. Liste as habilidades transferíveis
Muitas vezes, grande parte das habilidades que exercemos em um cargo ou área de atuação podem ser valorizadas em outras áreas. Por exemplo, se você tem facilidade com organização interna e otimização de processos, mostre situações onde seus conhecimentos fizeram diferença para a empresa onde trabalhou.
Certamente, isso também vai chamar atenção de outras organizações que enfrentam dificuldades parecidas!
3. Mantenha seu perfil atualizado
Um dos maiores erros de quem está passando por uma transição de carreira é não comunicar seus novos objetivos ao mercado de maneira clara. Por isso, use o LinkedIn para mostrar suas novas formações e experiências em tempo real.
Além disso, você pode também investir na produção de conteúdo para construir autoridade para sua marca pessoal e conquistar ainda mais destaque na rede, chamando atenção de recrutadores e empresas que vão notar o seu diferencial.
Se ainda tem dúvidas de quais informações não podem faltar no seu perfil, confira nosso artigo completo sobre esse assunto aqui.
4. Selecione os destaques de maneira estratégica
Uma das primeiras seções que uma pessoa nota ao visitar o seu perfil são os destaques. Aqui, você pode compartilhar links, vídeos e outros conteúdos que mostram as conquistas da sua trajetória profissional.
Então, aqui é o lugar de mostrar para o mundo suas conquistas! Você pode compartilhar, por exemplo, seus certificados e formações, participação em eventos de networking da nova área e até mesmo o seu portfólio, dependendo do cargo que almeja.
5. Conte a sua história e compartilhe suas motivações
Para muito além de um currículo onde você mostra suas habilidades técnicas, seu perfil no LinkedIn é o lugar ideal para você compartilhar a sua história e contar sobre suas motivações.
E se você está fazendo uma transição de carreira, tem uma história única para contar!
Use a seção “sobre” para desenvolver o seu storytelling profissional. Ou seja, a história da sua carreira. Não apague o seu passado nessa narrativa, mas sim valorize-o, mostrando como sua experiência é importante para o profissional que você é hoje.
Lembre-se que todos nós traçamos trajetórias únicas e que o caminho para o sucesso não é uma linha reta!
Com essas dicas e reflexões, você vai conseguir usar todo o potencial do LinkedIn de maneira estratégica para otimizar seus resultados, alavancar seu networking e aumentar suas oportunidades profissionais.
Se tiver alguma dúvida, conte com a gente!
Aqui na LAB, nós te ajudamos a conquistar o próximo passo da sua carreira fazendo uma revisão detalhada do seu perfil. Também produzimos conteúdos exclusivos que te ajudarão a ganhar a confiança de seu mercado por meio de autoridade e relevância.
Para saber mais sobre os nossos serviços, preencha o formulário abaixo e venha tomar um café virtual com a gente ☕