Hoje em dia, o LinkedIn é muito mais do que uma versão online do seu currículo. Como a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn concentra mais de 75 milhões de usuários somente no Brasil. Aliás, isso representa cerca de 60% da força de trabalho do nosso país.
A plataforma é o lugar ideal para quem deseja construir autoridade, gerar conexões estratégicas e fortalecer sua marca pessoal. Mas, em meio a milhões de perfis, não é fácil se destacar. Se você deseja contar uma história única e chamar atenção na rede, o segredo está no storytelling – e é este o tema do nosso artigo de hoje!
O que é o storytelling
Storytelling é uma técnica que utiliza narrativas para transmitir mensagens de forma envolvente. Assim, gera uma conexão emocional com o público.
Usando técnicas de escrita criativa, o storytelling transmite mensagens de forma inesquecível, unindo um enredo atrativo, vocabulário específico e personagens cativantes.
Mas a arte de contar histórias vai muito além de criar textos envolventes – é uma ferramenta poderosa para ilustrar, transmitir propósito, gerar identificação, criar conexão emocional e tornar uma trajetória memorável.
No Marketing, essa ferramenta vem sendo amplamente utilizada devido seu potencial de atrair e reter a atenção da audiência. Então, no LinkedIn não poderia ser diferente: o storytelling pode transformar seu perfil e te ajudar a criar conexões valiosas na rede.
O impacto do storytelling na sua marca pessoal
As pessoas não se conectam com produtos ou serviços, mas com histórias e propósitos. Por isso, quando você compartilha sua trajetória de forma autêntica, constrói uma marca mais humana e confiável.
Afinal, o LinkedIn é uma plataforma feita por pessoas e para pessoas.
Quem consegue transmitir autenticidade e emoção se destaca e transforma seu perfil num espaço de inspiração e conexão.
Ao contar a história da sua carreira de forma estratégica e cativante, você se torna mais do que um profissional: se torna uma referência.
Seja para conquistar novas oportunidades de emprego, divulgar sua empresa ou fortalecer sua rede, usar o storytelling na construção da sua marca pessoal é um diferencial poderoso, já que te permite estabelecer a própria narrativa.
Aplicar técnicas de storytelling em sua marca pessoal ajuda a:
1. Criar conexão emocional
Histórias despertam emoções e fazem com que o público se identifique com você. Seja contando sobre seus desafios, aprendizados ou inspirações, o storytelling aproxima sua marca pessoal das pessoas certas.
2. Te diferenciar da concorrência
Em um mercado saturado, você pode transformar sua trajetória em uma história única. Compartilhar trechos de sua jornada, seus valores e sua visão de mundo faz com que sua marca pessoal seja autêntica e memorável, te destacando dos concorrentes.
3. Gera autoridade e confiança
Quando você compartilha suas experiências e não tem medo de expor seus valores e seu modo de pensar, conquista a confiança e a admiração do público.
Compartilhar desafios e lições aprendidas constrói credibilidade e reforça sua posição como especialista na sua área.
Por que investir em técnicas de storytelling no LinkedIn
No LinkedIn, o storytelling ajuda a transformar sua experiência profissional em uma narrativa envolvente. Assim, você mostra não apenas o que você faz, mas quem você é e por que faz o que faz.
Quando bem aplicado no perfil, o storytelling humaniza sua trajetória profissional, ilustra sua evolução ao longo da carreira e expande seu networking. Tudo isso deixando seu perfil mais autêntico e transmitindo seu propósito e valores – independente do cargo ocupado.
Como usar o storytelling de carreira
Agora que você já sabe a importância do storytelling, confira este passo a passo para aplicá-lo no seu perfil do LinkedIn:
1. Construa sua narrativa profissional
O primeiro passo é organizar os principais destaques de sua carreira e contá-los no formato de uma narrativa, transformando-a numa história envolvente.
Para isso, conte como você começou, quais desafios encontrou no caminho e o que aprendeu a partir deles. Fale sobre suas motivações, seu modo de ser e de se relacionar com as outras pessoas da equipe, por exemplo.
Tudo isso pode ser feito no campo “sobre” do perfil. Além disso, não esqueça de mostrar seus principais resultados e contar o porquê ter você na empresa é um diferencial.
Para saber mais, neste artigo compartilhamos 10 dicas para ter um perfil de destaque no LinkedIn.
2. Use uma linguagem autêntica
Não é porque o LinkedIn é uma rede profissional que você precisa ser formal o tempo todo. Seu tom de voz deve refletir sua personalidade e ser condizente com o cargo que você ocupa ou procura no momento.
Escreva como se estivesse conversando com alguém, isso ajuda a tornar sua história mais envolvente.
3. Mostre sua evolução profissional
Use o campo de experiências para mostrar como você evoluiu ao longo da carreira. Ao invés de apenas listar suas tarefas, conte como cada experiência o transformou em um profissional melhor.
Assim, você cria uma narrativa inspiradora e autêntica sobre sua evolução e ajuda a demonstrar os resultados alcançados em cada empresa, destacando suas contribuições e responsabilidades.
4. Compartilhe experiências reais no feed
Depois de otimizar o perfil, utilize o feed para compartilhar histórias que reforcem sua marca pessoal.
Publicações que contam histórias reais costumam ter mais engajamento, já que aproximam o seu público das suas experiências. Por isso, compartilhe momentos marcantes da sua trajetória, como desafios do dia a dia, conquistas, aprendizados e reflexões.
Também vale compartilhar conhecimentos, dicas de eventos e cursos, e demais conteúdos que agregam valor real para as pessoas que te acompanham na rede.
Aqui no blog, você encontra um artigo com dicas sobre o que postar no seu perfil – clique aqui para ler a seguir.
5. Engaje com a sua audiência
LinkedIn não é só sobre ter um perfil completo e postar conteúdos – é sobre criar conexões. A melhor forma de fazer isso é conversando com sua rede, seja respondendo comentários em suas postagens ou comentando nos posts de seus colegas.
Os comentários são um ótimo local para continuar compartilhando suas experiências e histórias!
Leve seu perfil no LinkedIn para o próximo nível
O storytelling não é apenas uma estratégia de comunicação – é uma forma de se conectar, inspirar e se destacar.
No LinkedIn, contar histórias genuínas sobre sua trajetória profissional pode ser a chave para construir uma marca pessoal forte e memorável.
Ao compartilhar suas experiências de maneira autêntica, você se diferencia no mercado e também cria laços mais profundos com as pessoas da sua rede.
Se você está um pouco perdido e sente que não sabe por onde começar, clique aqui e nos envie uma mensagem para conversarmos sobre os seus objetivos de carreira e próximos passos na rede.
Aqui na LAB, te ajudamos a conquistar o próximo passo da sua carreira fazendo um trabalho personalizado no seu perfil que inclui:
- Revisão de todos os campos do perfil, destacando suas principais habilidades e realizações;
- Construção do storytelling da carreira, de acordo com os seus objetivos profissionais de curto, médio e longo prazo;
- Organização das experiências em ordem cronológica, linkando com as empresas e destacando suas maiores realizações e conquistas em cada cargo;
- Lista com as formações e cursos de especialização, incluindo certificações, cursos de idioma e tudo o que houver em sua bagagem;
- Configurações técnicas do perfil que fazem toda a diferença;
- Em seguida, realizamos uma consultoria de conteúdo personalizada para o seu perfil.
Trabalhamos com conteúdos em formato de newsletters, artigos e posts exclusivos que te ajudarão a ganhar a confiança de seu mercado por meio de autoridade e relevância.
Alguns dos nossos clientes são LinkedIn Top Voice e Creators, e a gente vê na prática como a produção de conteúdo relevante eleva o perfil e traz resultados concretos alinhados com o seu objetivo profissional.