Storytelling é a habilidade de contar histórias bem elaboradas, com uma narrativa cativante. É uma das ferramentas mais poderosas do Marketing de Conteúdo, devido a seu poder de entreter e engajar o público.
Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender:
- O que é o storytelling;
- Qual a importância do storytelling para sua marca;
- Os principais elementos do storytelling;
- Como usar o storytelling em sua estratégia de marketing de conteúdo.
O que é o storytelling
Storytelling é a arte de contar histórias. Ou seja, é uma técnica que utiliza narrativas para transmitir mensagens de forma envolvente e cativante, gerando uma conexão emocional com o público.
Utilizando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível, o storytelling une vocabulário específico, um enredo inteligente e provocativo, personagens que representam anseios, dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão.
Essa ferramenta vem sendo amplamente utilizada no Marketing devido seu potencial de atrair e reter a atenção da audiência. É uma forma de promover sua marca sem fazer menções diretas a produtos ou serviços, apenas compartilhando histórias que toquem a mente e o coração das pessoas.
Contar histórias ajuda no posicionamento de marca, pois são ilustrativas, facilmente memoráveis e permitem que a empresa crie vínculos emocionais mais fortes com seus clientes e potenciais clientes.
Um bom storytelling precisa ser autêntico, emocionalmente impactante e capaz de transmitir a essência e os valores da sua marca.
Qual a importância do storytelling para sua marca
Uma pesquisa revela que o brasileiro passa, em média, 9 horas por dia no celular ou em outros aparelhos eletrônicos. Com tantos conteúdos disponíveis em sites e redes sociais, é importante descobrir como se destacar e levar sua marca para um lugar privilegiado na atenção do público.
Ao contar boas histórias, você está produzindo um material único. Mesmo que seja sobre um tema conhecido, você tem a oportunidade de oferecer sua própria perspectiva e gerar valor para as pessoas que acompanham sua marca.
Aplicar técnicas de storytelling na comunicação de sua empresa te ajuda a:
1. Criar conexão emocional com o público
Histórias têm o poder de despertar emoções. Por isso, quando as pessoas se emocionam com a história da sua marca, elas se conectam de maneira mais profunda e pessoal.
Além disso, uma história bem contada faz com que o espectador se coloque no lugar dos personagens. Expor desejos, dores e vontades ajuda o público a se identificar com a história que está sendo narrada.
2. Levar as pessoas em uma jornada
Ao invés de explicar um conceito de forma teórica, você tem a oportunidade de criar uma narrativa e fazer com que o público embarque em uma jornada. Assim, as pessoas prestam atenção no seu conteúdo e vivem uma experiência junto com a sua marca.
Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, nosso cérebro responde (e muito!) a histórias bem contadas. Por exemplo, nós tendemos a lembrar mais de histórias do que de fatos isolados na nossa vida.
Uma boa narrativa faz com que sua marca permaneça na mente dos consumidores por muito mais tempo.
3. Gerar diferenciação de marca
Em um mercado saturado, uma história única pode distinguir sua marca de todas as outras, dando personalidade e voz à sua empresa.
As histórias deixam marcas e são memoráveis para o público, podendo ser lembradas em outros contextos e momentos.
4. Aumentar o engajamento
Quando comparadas a outras estratégias de marketing, o storytelling tem a capacidade de manter o público interessado e envolvido. Afinal, você cria uma conexão mais profunda com o seu público.
Ao criar histórias cativantes para transmitir uma mensagem, sua empresa incentiva os consumidores a interagir, compartilhar e seguir sua marca. Assim, você cria uma verdadeira comunidade à sua volta, os chamados brand lovers.
Os principais elementos do storytelling
Para contar uma história cativante, sua narrativa precisa de alguns elementos, como:
1. Personagens
São as pessoas, reais ou fictícias, que atuam na história. Os personagens dão vida ao enredo e é com eles que nos identificamos.
2. Ambiente
Toda história acontece em algum lugar. O ambiente é o contexto em que a história se passa. Além disso, acrescentar detalhes e elementos à cena dá mais vida para a sua narrativa.
Para saber mais sobre os elementos da narrativa, recomendamos a leitura deste artigo sobre o tema.
3. Conflito
Toda história gira em torno de um conflito. Ou seja, um problema ou situação que o protagonista precisa resolver. Este é o ponto de tensão da história, que desperta a curiosidade nos espectadores e gera um vínculo entre os personagens e o público.
Mas atenção, não basta apenas mencionar o conflito, você deve aprofundá-lo criando todo um cenário no qual os personagens percorrem uma jornada.
4. Mensagem
Sua história foi criada com um objetivo: a mensagem é o conteúdo que a narrativa deseja comunicar.
Em geral, a mensagem costuma estar relacionada à resolução do conflito, demonstrando o crescimento e processo de transformação dos personagens.
Pense na mensagem como um aprendizado que você deseja transmitir: qual é a moral da sua história? O que você espera que seu público aprenda ou sinta com ela?
5. Desfecho
Toda história precisa ter um fim. Então, se o público te acompanhou ao longo da narrativa, ele merece um encerramento. Este é o momento que apresenta uma solução para o enredo.
Como usar o storytelling em sua estratégia de marketing de conteúdo
A arte de contar histórias vai muito além dos livros e pode ser aplicada em ações simples do dia a dia. Aliás, você já percebeu como as marcas à nossa volta estão o tempo todo nos contando histórias?
A seguir, você confere alguns exemplos práticos de como as histórias pode ser utilizadas na estratégia de comunicação da sua empresa:
1. Branding
Em primeiro lugar, a forma mais óbvia – e necessária – de usar o storytelling é para contar a história da sua marca.
Mas, atenção! Aqui, não é para você falar sobre sua missão, visão e valores. Ao invés disso, e contar, mostre ao público como a marca vivencia seu propósito no dia a dia, como seus valores são aplicados diante de conflitos e situações desafiadoras.
Comunique a mensagem da marca de uma forma única e memorável.
2. Humanização do conteúdo
Um conteúdo humanizado é aquele que consegue ir além de informar, compreendendo a realidade das pessoas e se conectando com os seus interesses, necessidades e emoções.
E que forma melhor para fazer isso do que através da contação de histórias?
Por exemplo, o Boticário criou uma propaganda in-crí-vel no último Dia das Mães. O vídeo de menos de 4 minutos foi super comentado e compartilhado nas redes sociais, emocionando milhares de pessoas. E spoiler: em momento algum vemos um produto ou mesmo uma menção à marca. Ao invés disso, assistimos a uma cena muito comovente entre uma mãe e seu filho.
Te desafio a assistir o vídeo e não se emocionar – clique aqui para acessar.
3. Redes sociais
As redes sociais são uma potência para gerar conexão e engajamento com o público e você deve aproveitá-las para se aproximar e conhecer as pessoas que acompanham sua marca.
Por isso, histórias podem ser um formato de conteúdo atrativo e engajante, com potencial de compartilhamento e interações.
4. Storytelling como parte do conteúdo
Quando você conhece as preferências e necessidades de seu público e tem linhas editoriais bem definidas, pode utilizar o storytelling como uma técnica para a produção de conteúdos que entreguem valor a sua audiência.
Afinal, as pessoas adoram ouvir histórias e nos conectamos emocionalmente com narrativas de outras pessoas.
Ou seja, não tenha medo de compartilhar suas experiências pessoais, aprendizados, cases de sucesso e falhas! Além de tornar seu conteúdo mais autêntico, o storytelling te ajuda a construir uma relação de proximidade e confiança com o público.
E onde a LAB entra nessa história?
Acontece que nós somos duas escritoras apaixonadas por contar histórias! 🧡
E nós sabemos que nem sempre é fácil estabelecer uma comunicação que passe a essência da sua marca para o seu público, mas estamos aqui para te ajudar nessa missão!
Somos uma agência de produção de conteúdos humanizados, pois acreditamos que esta é a melhor forma de criar conexões mais fortes e significativas entre o público e a marca.
Trabalhamos com a definição de linhas editoriais e produção de conteúdos em diferentes formatos. Utilizamos técnicas de storytelling para contar a história da sua marca, transmitir mensagens, educar o mercado sobre suas soluções e aumentar a percepção de sua marca perante o público.
Clique aqui para entrar em contato com a gente para marcamos um bate papo e conhecermos a sua história.