Não há dúvidas de que ter um perfil de destaque no LinkedIn é uma necessidade para todo profissional que deseja se destacar em sua área. Mas você já parou para pensar o que é um perfil de qualidade? 

Diferente de outras redes sociais, o LinkedIn é uma rede voltada para negócios. Por isso, existem alguns critérios específicos que são avaliados pela plataforma para analisar o seu perfil – e inclusive dar uma nota para a sua presença na rede!

No artigo de hoje, você vai aprender o que é o SSI do LinkedIn, como verificar a sua pontuação e, claro, como melhorar a classificação do seu perfil. Confira!

O que é SSI no LinkedIn

Em primeiro lugar, SSI significa Social Selling Index, ou Índice de Vendas Sociais em português. Como o próprio nome diz, social selling é um processo de Marketing no qual você se relaciona com seus clientes em potencial nas redes sociais

Afinal, toda venda começa com um bom relacionamento, não é mesmo?

Mas o SSI não é útil só para os profissionais que desejam vender seus produtos ou serviços no LinkedIn, longe disso! A verdade é que desenvolver sua autoridade profissional e ter uma rede de contatos de valor é imprescindível para qualquer pessoa, principalmente se você deseja se destacar no seu mercado. 

Para diagnosticar se um usuário está investindo nos aspectos corretos, o LinkedIn analisa através de seus algoritmos uma série de variáveis no seu perfil e no seu comportamento dentro da rede. Como, por exemplo, a maneira como você interage com outros usuários e os conteúdos que você compartilha com seus seguidores. 

Então, a rede oferece uma pontuação de zero a 100 para o seu perfil. Essa nota é baseada em quatro pilares do social selling, cada uma correspondendo a 25 pontos. 

Conhecendo os pilares do SSI

Agora que você já sabe o que é o SSI e como funciona o social selling, vamos entender a fundo os pilares avaliados pelo LinkedIn – e como melhorar a pontuação de cada um deles. 

1. Estabelecer sua marca profissional

A primeira métrica avaliada pelo SSI tem relação com o seu posicionamento no LinkedIn. Mais especificamente, é avaliado se a sua marca está voltada para o seu ICP, o perfil de cliente ideal que você quer atingir. 

Em outras palavras, o objetivo é chamar atenção do seu público-alvo, seja através do seu perfil ou publicando conteúdos que te destacam como uma autoridade na área. 

Para aumentar a nota dessa área no seu LinkedIn, invista tempo para elaborar um perfil completo e capriche na produção de conteúdo original que gere valor para a sua rede. Nesses artigos, damos algumas dicas para melhorar o seu perfil e tipos de conteúdos interessantes para o LinkedIn.

2. Localizar as pessoas certas

Como o próprio nome diz, o segundo componente avalia a sua capacidade de encontrar o seu público-alvo dentro do LinkedIn. 

Quando se trata de redes sociais, muitas pessoas estão acostumadas a adicionar apenas conhecidos e colegas de faculdade ou de trabalho. Mas no LinkedIn, quanto mais networking, melhor!

Isso não significa que você deve adicionar outras pessoas de maneira indiscriminada, mas sim conforme a sua estratégia e objetivos na rede

Se você está buscando uma vaga dentro de uma área específica, pode utilizar os mecanismos de busca do LinkedIn para localizar recrutadores e profissionais seniores daquele mercado. Assim, pode começar relacionamentos com essas pessoas – interagindo em seus conteúdos ou enviando uma mensagem, por exemplo. 

3. Interagir oferecendo insights

Esse é o componente que nossos clientes costumam ter mais dificuldade, justamente por exigir um tempo de dedicação maior. Mas é tão importante quanto!

De modo geral, esse aspecto avalia a sua interação com outros usuários do LinkedIn, tanto engajando em seus posts como gerando conversas a partir dos seus conteúdos. 

Por isso, tente desenvolver o hábito de deixar comentários em postagens que você achou interessante, compartilhando sua opinião e contribuindo com o seu ponto de vista. 

Aliás, ter um perfil ativo nos comentários também chama atenção de outras pessoas na sua área, que podem começar a te seguir por gostarem das suas contribuições!

4. Criar relacionamentos

Por fim, mas talvez o mais importante, é o objetivo de desenvolver e cultivar novos relacionamentos dentro do LinkedIn a partir do seu perfil. 

Mas um dos grandes segredos que ninguém conta é que esse pilar é um resultado direto dos outros componentes do SSI!

Afinal, só é possível criar novos relacionamentos se você souber quem são as pessoas-chave para o seu objetivo na rede, oferecer algo de valor para tê-las em sua rede e engajar frequentemente com elas.

Como descobrir o seu SSI e usá-lo na sua estratégia de LinkedIn

Embora o SSI não seja a única métrica que você precisa considerar, conhecer a sua pontuação ajuda bastante a entender se a sua estratégia de conteúdo no LinkedIn está dando o resultado esperado

Além disso, o próprio LinkedIn compara o seu SSI com outros profissionais da sua área e da sua rede de contatos. Isso pode gerar insights interessantes para avaliar o seu posicionamento na rede.

Lembre-se que não existe receita de bolo! O caminho que você deve seguir depende em grande parte dos seus objetivos na rede e da estratégia que você desenhar para alcançá-los. 

Se você ficou curioso e quer descobrir o SSI do seu perfil, é só estar logado no seu perfil do LinkedIn e clicar aqui.

Essas dicas vão te ajudar a usar todo o potencial do LinkedIn de maneira estratégica e otimizar seus resultados, alavancar seu networking e aumentar suas oportunidades profissionais.

Aqui na LAB, nós te ajudamos a conquistar o próximo passo da sua carreira fazendo uma revisão detalhada do seu perfil. Também produzimos conteúdos exclusivos que te ajudarão a ganhar a confiança de seu mercado por meio de autoridade e relevância.

Para saber mais sobre os nossos serviços, preencha o formulário abaixo e venha tomar um café virtual com a gente ☕.

Categorias:

5 1 Vote!
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox