É cada vez mais comum encontrarmos empresas recrutando novos colaboradores por meio do LinkedIn. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos te dar 8 dicas práticas que irão te ajudar a chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn e conquistar um perfil de destaque. Acompanhe!
O LinkedIn não para de crescer
O principal diferencial entre o LinkedIn e as demais redes sociais é justamente o fato de ser uma rede voltada para a geração de negócios e oportunidades profissionais.
Você sabia que o Brasil é a quarta maior comunidade dentro do LinkedIn, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China? Já são mais de 50 milhões de pessoas conectadas em nosso país. E esse número continua a crescer!
Como a maior rede social corporativa do mundo, o LinkedIn possui mais de 750 milhões de usuários em diversos países ao redor do mundo. Além disso, a plataforma possui mais de 58 milhões de empresas cadastradas.
Já parou pra pensar em quantas oportunidades te esperam por lá?
Segundo dados da plataforma Kinsta, existem mais de 50 milhões de pessoas procurando empregos no LinkedIn a cada semana. Por isso, não é de se surpreender que cerca de 87% dos recrutadores usem a plataforma regularmente para buscar e selecionar candidatos.
Ter um perfil atraente na plataforma é a melhor forma de se destacar, mas tão importante quanto investir em sua marca pessoal é engajar outros profissionais da rede!
8 dicas práticas para chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn
Agora que você já conhece o potencial do LinkedIn para alavancar sua carreira, confira essas dicas para usar o seu perfil de forma estratégica. Assim, você atrai a atenção de recrutadores e parceiros de negócio!
1. Capriche nas fotos
Use uma foto de perfil nítida e profissional. Evite selfies e fundos muito coloridos ou poluídos; o foco deve estar no seu rosto.
Escolha também uma foto de capa atrativa e que esteja relacionada com a sua área de atuação. Pense que esta é a primeira coisa que o recrutador vê quando entra no seu perfil. Por isso, deve comunicar algo sobre sua carreira, de forma simples e atrativa.
2. Escreva seu título de forma objetiva
O título vem logo abaixo da foto e do seu nome no perfil. Nele, você deve colocar seu cargo atual, área de atuação ou cargo almejado.
Pense que o título é como um breve resumo que te apresenta, funciona como seu cartão de visitas.
Além disso, o LinkedIn também utiliza SEO em suas buscas. Assim como você digita palavras-chave para fazer suas buscas no Google, os recrutadores chegam ao seu perfil ao buscarem por palavras-chave específicas, relacionadas ao perfil de profissional que querem encontrar.
Pensando nisso, reflita sobre seus objetivos profissionais e se coloque no lugar dos recrutadores: por quais termos você buscaria se quisesse encontrar um perfil como o seu?
3. Escreva um resumo de sua trajetória
A área do “sobre” é uma das mais importantes do seu perfil. Ela funciona como uma carta de apresentação.
Escreva um resumo para se apresentar e conte um pouco sobre sua trajetória profissional. Por exemplo, você pode incluir as empresas por onde passou, suas maiores conquistas, habilidades e motivações.
Seja amigável e convidativo para as pessoas saberem que podem entrar em contato com você.
4. Preencha toda a área de formação e experiências profissionais
Os campos seguintes do perfil servem para oferecer mais detalhes sobre sua trajetória. Conte, de maneira breve, sua atuação em cada cargo ou empresa, incluindo suas principais atribuições.
Além disso, conte também sobre os cursos que já realizou, acrescente certificados e licenças ao perfil para mostrar os marcos de sua carreira.
5. Destaque suas realizações
Em cada experiência de trabalho, liste suas maiores realizações e responsabilidades. Seja objetivo e foque nos resultados alcançados: você pode utilizar números e métricas que demonstrem o impacto positivo do seu trabalho para a empresa ou equipe.
Distribua palavras-chave da sua área ao longo de todo o texto. Assim, você aumenta as chances do seu perfil ser encontrado nas buscas que os recrutadores fazem, além de destacar a sua expertise.
6. Construa uma rede de contatos
Investir em networking é a dica de ouro para quem deseja crescer e se destacar no LinkedIn.
Apesar de ser uma rede profissional voltada para negócios, o LinkedIn é, em sua essência, uma rede social. Por isso, a primeira etapa é ampliar suas conexões e conquistar um público.
Você pode começar procurando seus ex-colegas de trabalho, supervisores, colegas de faculdade e professores, por exemplo. Em resumo, pessoas que tiveram algum tipo de passagem na sua carreira.
Em seguida, vá além de sua bolha e pesquise hashtags de temas que te interessam ou estão relacionadas com a sua área e faça conexões com quem está falando sobre esse assunto.
Além de adicionar contatos, o ideal é que você interaja com sua rede e crie relacionamentos verdadeiros. Para isso, curta e comente postagens de suas conexões – contribua com insights e gere conversas.
Para saber mais sobre como alavancar seu networking no LinkedIn, não deixe de conferir nosso artigo exclusivo sobre o tema clicando aqui.
7. Continue se atualizando
Compartilhe certificados e dicas de cursos ou palestras que você participou, contribuindo com o aprendizado e formação da sua rede.
Além disso, aproveite também para compartilhar dicas úteis com seus contatos: pode ser uma leitura sobre sua área, uma notícia relevante da mídia, um evento interessante ou algum conhecimento técnico específico.
Isso demonstra sua proatividade e preocupação genuína com as pessoas à sua volta, te destacando aos olhos dos recrutadores.
8. Publique conteúdo relevante
Como existem milhões de pessoas procurando emprego todos os dias na plataforma, não adianta apenas ter um perfil completo se você não compartilhar conteúdo no formato de posts ou artigos.
Isso porque dificilmente alguém vai visualizar o seu perfil sem nunca ter ouvido falar de você, do seu trabalho ou da sua marca.
Então, conte para as pessoas sobre suas experiências, aprendizados, desafios e conquistas!
O LinkedIn é uma rede onde os usuários vão para consumir conteúdo relevante sobre o mercado e se atualizar. Por isso, é o lugar ideal para contar sobre suas experiências profissionais, seu negócio e compartilhar conhecimentos que agreguem valor.
Se estiver na dúvida de qual tipo de conteúdo postar no LinkedIn, confira o artigo que escrevemos sobre o tema.
Está pronto para dar o primeiro passo?
Temos certeza que com essas dicas você conseguirá levar o seu perfil para o próximo nível e se destacar na maior rede de contatos profissionais do mundo!
Se você sentir que precisa de uma mãozinha para contar sua história e traduzir sua experiência, formação e habilidades nos campos do perfil, conte com a gente!
Aqui na LAB, desenvolvemos um trabalho de reposicionamento de perfil que envolve:
- A revisão de todo o perfil, destacando suas principais habilidades;
- Construção do storytelling da sua carreira, de acordo com os seus objetivos profissionais de curto, médio e longo prazo;
- Organização das experiências em ordem cronológica, linkando com as empresas e destacando suas maiores realizações e conquistas em cada cargo;
- Lista com as formações e cursos de especialização, incluindo certificações, cursos de idioma e tudo o que houver em sua bagagem;
- Além de configurações técnicas do perfil que fazem toda a diferença.
E, como quem é visto não é lembrado, incentivamos nossos clientes a fazerem conexões estratégicas e investirem em criar um networking poderoso aqui na rede!
Oferecemos uma consultoria de conteúdo personalizada para o seu perfil. Trabalhamos com conteúdos em formato de artigos e posts para geração de autoridade da sua marca pessoal.
Alguns dos nossos clientes são LinkedIn Top Voice e Creators, e a gente vê na prática como a produção de conteúdo relevante eleva o perfil e potencializa os resultados.
Se você está cansado de se sentir perdido no LinkedIn e não tem tempo para produzir conteúdo e se engajar na rede, entre em contato para conversarmos sobre os seus objetivos de carreira e próximos passos na rede. 😉