A disputa pela atenção das pessoas no mundo digital está cada vez mais acirrada. Por isso, oferecer uma isca digital pode fazer toda a diferença em sua estratégia de Marketing Digital, tornando sua empresa mais competitiva no mercado.
Neste artigo, você vai aprender:
- O que são iscas digitais;
- Quais tipos de iscas você pode oferecer aos seus leads;
- Quais as vantagens de utilizar iscas digitais;
- Como criar suas iscas digitais.
O que são iscas digitais
As chamadas iscas digitais são materiais de valor que uma empresa disponibiliza gratuitamente para o público. Em troca, as pessoas interessadas em acessar o conteúdo oferecem seus dados de contato, como nome, e-mail, telefone, entre outros.
O principal objetivo dessa estratégia é atrair a atenção de um público interessado nas soluções que sua empresa oferece.
A isca funciona como uma troca: a pessoa recebe um material de seu interesse ao fornecer seus dados de contato. É nesse momento que ela se torna um lead da sua empresa. Afinal, essas informações são fundamentais para que você possa iniciar um relacionamento com o público, concorda?
Mas esta é uma estratégia que vai muito além de oferecer um material para o público. Ao entregar valor para as pessoas, você expande a reputação da marca, gerando mais credibilidade com o seu público e aumentando as chances de transformá-lo em seus futuros clientes.
Veja as iscas como o início de um próspero relacionamento, afinal, essas pessoas já demonstraram interesse no que sua empresa tem a oferecer. Então, a partir daí, você tem a posição privilegiada de poder entrar em contato e nutrir essa base de leads com mais conteúdos relevantes sobre seu mercado – e, de quebra, apresentar suas soluções.
Quais tipos de iscas você pode oferecer
A seguir você confere quais são as iscas digitais mais utilizadas no mercado:
1. e-Books
Livros digitais oferecem um conteúdo aprofundado sobre determinado tema. Como o conteúdo é mais extenso, em geral, os e-books chamam bastante atenção do público, o que os torna a principal isca digital para captação de leads.
Por isso, e-books são amplamente utilizados como uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, são materiais que demonstram a autoridade da marca e são uma excelente maneira de captar e nutrir os leads da empresa.
Neste artigo, te contamos tudo que você precisa saber sobre como elaborar um e-Book.
2. Infográfico
Os infográficos são conteúdos completos que expõem dados de forma visual, atraindo a atenção dos leitores.
Uma grande vantagem dos infográficos é que são de fácil de compreensão e amplamente compartilháveis. Ou seja, mais pessoas fora do seu público podem recebê-lo e conhecer a sua marca.
3. White papers
Agora, se você deseja passar informações de forma mais robusta e aprofundada para o seu público, os white papers são uma boa pedida.
Este é um formato de relatório que explora um tema específico de forma detalhada – ideal para leads que já estão avançando nas etapas do funil de vendas e buscam informações específicas e aprofundadas.
4. Webinários e tutoriais
Seminários online ao vivo ou gravados são atrativos interessantes para oferecer insights, dicas ou treinamentos sobre um tema relevante para sua audiência.
Este formato de conteúdo em vídeo se tornou popular no mundo digital pela facilidade de consumo.
5. Templates
Documentos prontos, como modelos de planilhas ou de apresentações facilitam a vida dos seus potenciais clientes.
Para o público, são uma mão na roda e chamam atenção pela sua praticidade. Além disso, para sua empresa, é uma forma de demonstrar todo seu conhecimento na área de atuação, além de funcionar como uma pequena amostra da solução que você oferece.
6. Checklists
Listas mostrando itens ou um passo a passo a ser seguido para alcançar determinado objetivo também são uma forma de oferecer insights para o público e conquistar sua confiança.
Ensinar em detalhes como atingir uma meta pode ser uma forma de mostrar aos potenciais clientes como a sua empresa oferece soluções práticas e eficientes para ajudá-los.
7. Aulas e cursos
Séries de vídeos são uma forma de se aprofundar na exposição de um tema. Como é interessante para muitas pessoas, uma aula ou curso online são uma excelente isca para iniciar uma relação próspera com o público.
Uma alternativa é disponibilizar uma aula introdutória gratuitamente e oferecer um desconto para a compra do curso completo, por exemplo.
8. Podcasts
Cada vez mais popular, o podcast é um conteúdo em formato de áudio. Para você ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), só no Brasil existem mais de 30 milhões de ouvintes.
Somos o terceiro maior consumidor deste formato de conteúdo no mundo!
Em geral, os programas ou episódios são temáticos e seguem uma pauta de conteúdo específica. Assim, sua empresa conquista uma audiência fiel que tem interesse genuíno nos tópicos abordados.
Para saber mais sobre como criar seu podcast, leia nosso artigo exclusivo sobre o tema, clicando aqui.
9. Ferramentas interativas
Ferramentas como calculadoras, quizzes ou simuladores proporcionam uma experiência interativa ao usuário.
Por serem uma solução rápida e prática – muitas vezes exatamente o que o público precisa – são bastante atrativas como iscas digitais.
10. Testes gratuitos e cupons de desconto
Você pode oferecer uma versão gratuita de um produto ou serviço por um período limitado de tempo. Ou então, um cupom de desconto exclusivo para os leads que se cadastrarem.
Assim, você ajuda a eliminar barreiras e dúvidas que possam estar no caminho do lead e aproximá-lo ainda mais da decisão de compra.
Quais as vantagens de utilizar iscas digitais
As iscas digitais são uma estratégia poderosa para atrair e converter leads de forma mais eficaz. Entre suas principais vantagens estão:
1. Geração de leads qualificados
Ao oferecer conteúdo de valor, seu time de marketing consegue atrair as pessoas que estão realmente interessadas em seus produtos ou serviços. Assim, você aumenta as chances de conversão.
2. Nutrição de leads
Uma vez que os leads são capturados a partir das iscas digitais, sua empresa pode começar um processo de nutrição, fornecendo conteúdos personalizados e relevantes ao longo do tempo.
Além de ajudar a manter o interesse dos leads, isso os conduz pelo funil de vendas até a conversão.
3. Construção de autoridade e reputação da marca
Ao disponibilizar conteúdo relevante e de qualidade, sua empresa se destaca e se posiciona como uma autoridade no mercado.
Este lugar privilegiado fortalece a imagem da marca, já que aumenta a confiança que o público deposita na empresa.
4. Mensuração dos resultados
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de mensurar os resultados de forma precisa.
Com as iscas digitais, por exemplo, seu time de marketing pode acompanhar métricas como taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques, número de downloads e taxa de conversão.
Tudo isso permite ajustes na estratégia para aperfeiçoar o funil de vendas e maximizar o retorno sobre o investimento.
Como criar suas iscas digitais
Agora que você já conhece o poder que as iscas digitais têm para gerar mais autoridade de marca, captar e nutrir de leads, chegou a hora de produzir um material para chamar de seu!
Analise os formatos de conteúdo que apresentamos acima e escolha o que melhor combina com sua empresa e também com o interesse do seu público. Além disso, pense também na disponibilidade de tempo e ferramentas para a produção do conteúdo.
Infelizmente, é muito comum empresas e empreendedores incríveis que têm muito conhecimento na bagagem, além de oferecerem ótimas soluções em seus nichos, travarem na hora de produzir.
Seja por falta de tempo, insegurança ou por não ter uma equipe preparada, a verdade é que algumas empresas não executam uma estratégia que poderia trazer muito retorno!
Por isso, se você está se sentindo um pouco perdido e não sabe por onde começar, clique aqui para entrar em contato com a gente.
Nós marcamos uma call para conhecer o seu projeto e criamos juntos uma estratégia que irá alavancar os resultados da sua empresa.