A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada nos processos das empresas. E no Marketing não poderia ser diferente! Hoje, nós vamos te mostrar como usar ferramentas de IA na comunicação da sua empresa. 

Continue a leitura até o final para descobrir 10 maneiras de usar IA para otimizar os processos e melhorar a comunicação da sua empresa com os clientes. 

O que é Inteligência Artificial (IA)

De forma resumida, a Inteligência Artificial diz respeito à capacidade de uma máquina ou sistema computacional de simular a inteligência humana. Isso permite que computadores realizem tarefas complexas de forma autônoma. 

Para que uma máquina faça isso, é utilizado o aprendizado de máquina – ou Machine Learning. Essa é uma área da IA que permite aos sistemas computacionais aprenderem e melhorarem a partir de dados, sem a necessidade de uma programação explícita. 

Hoje, por meio de algoritmos complexos, as máquinas já são capazes de identificar padrões e, com isso, realizar previsões tão boas quanto ou até melhores que as nossas. Tudo isso possibilita que o sistema tome decisões com base nas informações recebidas. 

O potencial que esse avanço tecnológico tem para otimizar o trabalho nas empresas é enorme! 

Na comunicação, por exemplo, além de agilizar tarefas rotineiras, a IA pode contribuir com a segmentação dos leads e dos conteúdos, melhorando a experiência das pessoas que interagem com a marca. 

Como a IA pode ajudar na comunicação

Cada vez mais empresas percebem que as ferramentas de IA podem contribuir com a automação dos processos e a fidelização dos clientes. 

Por isso, essas ferramentas vêm sendo amplamente inseridas no planejamento estratégico dos times com o objetivo de gerar maior engajamento entre o público e a marca. 

A tecnologia pode ajudar – e muito –  a deixar os processos da empresa e os pontos de contato com os clientes mais eficientes. E pode ter certeza que clientes satisfeitos são mais engajados, podendo se tornar até mesmo embaixadores da marca. 

10 maneiras de usar ferramentas de IA na comunicação da sua empresa

A seguir, preparamos uma lista que reúne 10 maneiras de aplicar ferramentas de IA no planejamento estratégico e rotinas da empresa. 

Você verá como essas possibilidades podem elevar o nível do trabalho e potencializar resultados, encantando os clientes e reduzindo custos. Confira! 

1. Uso de chatbots no atendimento ao cliente

Os chatbots são uma das aplicações mais comuns e mais conhecidas da IA no Marketing. 

Um chatbot é um programa de computador que tem a capacidade de interagir com os clientes por meio de mensagens de texto ou voz. Tenho certeza que você já cruzou com alguns por aí. 

Esses programas utilizam algoritmos de inteligência artificial para compreender as solicitações dos clientes e fornecer respostas adequadas. 

Seu uso pode otimizar o tempo para o atendimento ao cliente e responder perguntas frequentes de forma ágil e precisa. Sua principal função é coletar informações e realizar o atendimento inicial, sendo capaz de fornecer um suporte básico. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2021 pela LivePerson, 61% dos consumidores afirmam ter uma opinião positiva em relação à comunicação com bots. Porém, é preciso tomar cuidado para que o chatbot não limite a experiência do usuário ao impedir que ele consiga um contato real (ou humano) com a empresa. 

Afinal, não há nada mais frustrante do que não conseguir ter sua dúvida ou problema solucionado, não é mesmo? 

2. Personalização do atendimento

A personalização do atendimento é uma das estratégias mais utilizadas para a fidelização de clientes. 

Com a ajuda da inteligência artificial, as empresas podem personalizar o atendimento ao cliente com base nas informações coletadas sobre suas preferências e histórico de compras. 

Isso inclui desde tratar o cliente pelo nome até oferecer ofertas e cupons exclusivos de acordo com suas preferências. Com esse tipo de interação, o cliente se sente mais valorizado e respeitado pela empresa, que se mostra realmente interessada em oferecer as melhores soluções e condições. 

3. Análise de dados e geração de insights

Todos os dados coletados pela empresa podem ser analisados através de ferramentas de IA para identificar padrões e tendências de consumo. 

Com base nessas informações, é possível personalizar a experiência do cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas. 

Além disso, essas análises também permitem a previsão de comportamentos futuros, gerando insights ao time para novas campanhas, ofertas e soluções. 

Claro, lembrando que tudo deve ser feito em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

4. Recomendações personalizadas de produtos

A partir da análise de dados, sua empresa pode recomendar novos produtos a cada cliente de forma personalizada, com base em suas interações prévias com a marca e comportamento de consumo. 

Essa estratégia também é muito utilizada, pois tende a aumentar a probabilidade de conversão e a satisfação do cliente, que se sente valorizado pela empresa e reconhece o esforço da marca em oferecer as melhores soluções. 

5. Segmentação da audiência

Com o uso de ferramentas de IA, é possível segmentar seu público-alvo com base em diversas características, como demografia, idade, gênero, interesses e comportamentos online, entre outras variáveis. 

Isso permite direcionar as campanhas de Marketing a cada grupo de maneira específica. Assim, você pode criar diferentes campanhas simultaneamente e se conectar com seu público de forma muito mais personalizada – aumentando as conversões e potencializando os resultados. 

Pra você ter uma ideia, um estudo realizado pela Accenture mostra que 91% dos consumidores tendem a comprar de marcas que enviam e oferecem ofertas personalizadas. 

6. Automação de Marketing

A Inteligência Artificial também pode ser usada para automatizar processos de Marketing, agilizando tarefas rotineiras e permitindo que o time se concentre em questões mais estratégicas para o negócio. 

Aqui entra desde o chatbot que vimos anteriormente até campanhas de e-mail personalizadas, agendamento de postagens e todo tipo de tarefa automatizável.

7. Personalização do conteúdo

É possível usar algoritmos de IA para analisar os interesses e histórico dos usuários. 

Com esses insights, sua empresa poderá oferecer conteúdos personalizados e segmentados, como recomendações de produtos, artigos, vídeos ou qualquer tipo de conteúdo que seja realmente relevante para cada pessoa. 

8. Análise de sentimentos

A chamada análise de sentimentos é uma técnica avançada que utiliza IA e aprendizado de máquina para analisar o tom de voz das mensagens e a emoção das interações dos clientes com a sua marca, como comentários nas redes sociais ou avaliações de produtos e serviços. 

Isso ajuda a entender como o público se sente em relação à sua marca e produtos, permitindo o aprimoramento contínuo da experiência do cliente. 

9. Tradução automática

As barreiras linguísticas também diminuem com o auxílio da tecnologia. Hoje em dia, existem ferramentas de tradução automática de alta qualidade, o que facilita a comunicação entre pessoas de todo o mundo. 

Com isso, não importa a distância entre você e seu cliente. Essa ferramenta é especialmente útil em casos de empresas multinacionais e negócios globais. 

10. Reconhecimento de voz e imagens 

Com o uso de computadores, é possível converter discursos no formato de texto, ou então textos em discursos narrados. Esse recurso é especialmente útil para transcrições de apresentações ou reuniões. 

Aliás, outra facilidade é o reconhecimento de imagens, que é capaz de reconhecer objetos, rostos e contextos em imagens, podendo até mesmo gerar descrições automáticas para elas. 

Conclusão

Não dá para negar que as ferramentas facilitam o trabalho operacional e permitem um avanço nos processos. Porém, a verdade é que os clientes preferem a interação humana. Afinal, quem não gosta de ser ouvidos e compreendidos? Por isso, esse relacionamento conta muito no processo de compra

Precisamos aprender a equilibrar o uso da tecnologia, de forma que ela potencialize o trabalho, mas não substitua as decisões e o atendimento humano. 

Isso é especialmente importante em situações que exigem empatia, sensibilidade cultural ou resolução de problemas complexos.

Por hoje é só! Aqui na LAB, trabalhamos com produção de conteúdo para diferentes plataformas e em diferentes formatos, com foco em criar uma experiência única para os seus clientes antes e depois da venda. 

Nós comunicamos as ideias de pessoas e empresas que buscam se conectar e encantar seu público. Então, se você sente que precisa de ajuda para colocar sua estratégia de conteúdo para rodar, clique aqui para entrar em contato com a gente. 

A gente marca uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a colocar seus planos em prática.


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox