Estudar ou ter uma rotina de estudos fica mais fácil quando temos um objetivo claro: passar em uma prova, entrar em uma universidade, ser aprovado em um concurso, ou mesmo terminar o TCC para se formar.
Porém, nem sempre é fácil encontrar tempo e as melhores condições para os estudos. Com a tecnologia e a internet, temos um amplo acesso a todo tipo de informação, mas, sem concentração e foco, podemos nos perder nesse mar de conhecimento e não aproveitarmos tudo o que ele tem a oferecer.
Se você está estudando em casa, pode ser difícil adotar uma rotina saudável que ajude a fazer o tempo disponível render, além, é claro, de trazer o aprendizado e resultados desejados.
Foi pensando nisso que preparamos um guia com dicas de estudos que podem te ajudar a manter o foco no que realmente importa. Se você seguir esses passos, sentirá a diferença em seu rendimento e nos resultados. Confira!
10 dicas para criar uma rotina de estudo para chamar de sua
1. Prepare seu ambiente
Escolha um lugar para estudar, pense na organização, ventilação, barulho e iluminação, pois esses fatores alteram sua disposição e, até mesmo, seu humor. Ter um local fixo ajuda na criação do hábito, além de você já deixar a postos todo o material que pode precisar, evitando assim interrupções e distrações.
2. Estabeleça uma rotina
Criar uma rotina faz com que você reserve tempo aos estudos e o transforme em um hábito. Procure um horário que funcione bem e realmente se dedique durante esse período.
Além disso, é importante criar um cronograma com as disciplinas ou temas a serem estudados antes de você começar, assim você planeja melhor seu tempo, evitando distrações que possam te desconcentrar.
3. Faça listas
Além de criar um cronograma para seguir, você pode usar listas como uma ferramenta auxiliar de sua gestão de tempo. Ao listar atividades, você consegue visualizar a dimensão de suas tarefas, não corre o risco de esquecer nada e consegue estabelecer prioridades.
4. Desligue as notificações
Evite qualquer tipo de distração, como pessoas falando por perto ou a televisão ligada. E, principalmente, evite as distrações da internet e do celular.
Estabeleça períodos de estudo concentrado e silencie suas notificações; você poderá checar seu e-mail e redes sociais ao fim de cada intervalo de estudo. Assim, garante que sua atenção esteja realmente em seu objetivo!
5. Explore algumas técnicas de estudo
Existem diferentes técnicas que podem ajudar na capacidade de manter a atenção e reter informação. Faça testes e explore vários caminhos diferentes para descobrir aqueles que funcionam melhor em seu processo de aprendizagem.
Algumas que você pode experimentar são: mapas mentais, que ajudam a criar uma rede de conexões que poderá ser mais facilmente lembrada; anotar à mão, o que estimula a concentração e atenção; e ler em voz alta, que ajuda na memorização.
6. Faça resumos
Resumos e fichamentos são grandes aliados na hora de estudar, pois ao escrever, você estimula a concentração e desenvolve uma linha de raciocínio sobre o que está escrevendo. Assim, retém melhor a informação. Sem contar que, depois, fica com esse material para consulta e revisão.
7. Faça pausas
Para conseguir se manter focado, é importante intercalar pausas entre os estudos. Então, você pode relaxar, ir ao banheiro e até mesmo dar uma olhadinha no celular. Descansar a mente de tempos em tempos é fundamental para se concentrar nos estudos!
8. Revise a matéria
A revisão pode ser contínua. Volte na matéria já estudada, retome tópicos e não deixe de consultar seu material sempre que surgir uma dúvida. A revisão é útil para conferir se você reteve as informações e são um ótimo guia para relembrar os pontos principais.
9. Descanse
Você não é uma máquina. Crie e cumpra com seu cronograma, mas não esqueça de descansar. Afinal, uma noite bem dormida ajuda a reter o conhecimento adquirido ao longo dia!
10. Cuide da saúde
Se você deseja ser mais produtivo, é preciso manter a saúde física e emocional em dia. Por isso, durma bem, descanse, se alimente adequadamente e faça exercícios físicos. Tudo isso ajudará seu cérebro a ter mais energia e disposição. Cuide também da saúde mental, que tem impacto direto na capacidade de concentração.
A importância de organizar o seu tempo
Você deve ter percebido que as dicas estão todas conectadas e que o segredo é tornar a rotina de estudos um hábito que combine com você. Para isso, você precisa se organizar e gerir bem seu tempo. Forneça para o seu corpo todas as condições necessárias para ser mais produtivo.
Agora que você já sabe o que precisa fazer, experimente e crie uma rotina adequada às suas condições e necessidades. E fique atento às distrações para não perder o foco de seus objetivos.
Por fim, lembre-se de que seu bem-estar tem impacto direto no desempenho cognitivo.
E se você estiver com dificuldades para elaborar seu TCC ou trabalhos de graduação, confira os nossos serviços de consultoria.
Bons estudos!