O calendário editorial é a ferramenta que faz o marketing de conteúdo acontecer. Para produzir conteúdo, você precisa de estratégia e planejamento. Mas o que isso quer dizer?
Em resumo, para produzir conteúdo de qualidade e atrair uma audiência para sua marca, você precisa elaborar uma estratégia para investir seus recursos e esforços. Estamos falando aqui de pautas de conteúdo, pesquisas de palavras-chave, escolha de canais de divulgação e diversos aspectos que devem ser pensados na hora de produzir seus materiais.
Além disso, é fundamental planejar suas ações, para que o seu público conheça suas soluções, saiba como te encontrar, interaja com sua marca e, o principal: feche negócios!
No artigo de hoje, nós vamos te explicar o que é um calendário editorial e sua importância dentro da estratégia de Marketing da sua empresa. Continue a leitura até o final para descobrir o passo a passo para montar o seu.
Calendário editorial
O calendário editorial nada mais é do que uma ferramenta de planejamento editorial. Na prática, é um cronograma ou agenda que guia as ações de sua estratégia. Principalmente, ele define:
- Pautas a serem trabalhadas;
- Etapa do funil de vendas (topo, meio e fundo);
- Escolha de palavras-chave;
- Datas de publicação;
- Responsável pela publicação;
- Status da publicação (aprovada, agendada, publicada, entre outros).
Seguir um calendário editorial contribui muito para o desempenho do time de Marketing. Entre seus principais benefícios, destacamos:
Organiza o planejamento
Registrar as publicações em um calendário permite uma organização visual de todo o projeto. Além de aumentar a produtividade, essa visualização também ajuda a gerar novas ideias e insights de temas e datas comemorativas que podem ser incluídas na pauta;
Garante a frequência de postagens
Além de ajudar na organização das pautas a serem produzidas, o calendário define as datas de publicação, bem como os responsáveis por elas.
Com isso, o time de marketing consegue ter melhor planejamento e publicar com uma frequência bem definida;
Evita repetições
Quando você tem todas as ações registradas, cria um histórico para seu time e, assim, evita a repetição de temas e palavras-chave já publicadas antes.
Isso é muito importante no caso de blogs, por exemplo, uma vez que o Google penaliza conteúdos duplicados no momento de definir o rankeamento do site em seus resultados de busca;
Facilita a comunicação
Concentrando as informações, todos os envolvidos sabem os temas e datas de publicação, sendo uma ótima forma de manter a comunicação e aumentar a produtividade do time;
Permite a análise de conteúdos
Além de documentar as melhores datas e horários de publicação, os temas escolhidos também ficam registrados.
Assim, é possível encontrar lacunas de temas e fazer comparações entre as pautas. Dessa maneira, as campanhas ganham meios assertivos de determinar quais temáticas são mais atrativas e geram maior engajamento com o público;
Melhor visão da avaliação de resultados
Quando você tem todas as estratégias bem documentadas, consegue analisar cada uma delas e avaliar o impacto gerado. Com isso, o time pode fazer ajustes e alocar tempo e recursos de forma mais inteligente.
Como montar seu calendário editorial
Agora que você já sabe que precisa de um calendário editorial para chamar de seu, chegou o momento de criá-lo! Confira o passo a passo:
1. Escolha a ferramenta ideal
Se você está assustado com o trabalho que tem pela frente, a boa notícia é que existem modelos prontos à disposição na internet, como o da Rock Content.
Porém, você também pode começar pelo básico. Em geral, uma planilha feita no Excel ou Google Spreadsheet já é o suficiente para organizar seu ciclo de postagens. Para isso, crie uma planilha que organiza suas pautas, datas, canais e tudo mais que envolve a publicação dos conteúdos de sua empresa.
Outras duas boas ferramentas gratuitas que ajudam a estruturar um calendário são o Google Calendar e o Trello. O Google Calendar é simplesmente um calendário – nele você pode criar eventos, convidar membros do seu time e organizar a visualização como se fosse uma agenda.
Já o Trello é uma ferramenta um pouco mais complexa e com outras funções, podendo ser customizado para criar um fluxo de trabalho. Bastante visual, te permite criar listas, armazenar informações e links dentro dos cartões, além de ser uma ótima ferramenta para uso em grupo.
2. Faça o planejamento estratégico
Com uma ferramenta definida, comece a planejar sua estratégia de conteúdos no calendário editorial. Para isso, defina:
- Canais de publicação, como blog e redes sociais;
- Frequência de postagem em cada canal;
- Título e palavras-chave de cada conteúdo, para acompanhar os temas abordados;
- Datas comemorativas: aproveite datas importantes para o seu negócio e use-as para estreitar sua relação com o público;
- Formato de conteúdo: indique no calendário se o conteúdo é um artigo para blog, um e-Book, vídeo, ou outros;
- Datas de publicação: aqui entram tanto os prazos de entrega dos conteúdos finalizados quanto as datas de postagem no site;
- Horários de publicação: faça testes para encontrar os melhores horários para publicar os conteúdos;
- Profissionais responsáveis: crie um registro indicando quem é o responsável por cada etapa, como a produção do conteúdo, sua revisão e, finalmente, a postagem;
- Persona: indique para qual persona cada conteúdo foi produzido;
- Etapa no funil de vendas: mapeie a etapa de cada conteúdo (topo, meio ou fundo de funil);
- Andamento do processo: destaque o status dos conteúdos de forma que toda a equipe acompanhe a evolução da estratégia.
3. Depois de publicar, é hora de divulgar
Além de criar o planejamento do conteúdo, com o auxílio do calendário editorial, você também pode mapear toda a estratégia de divulgação dos materiais.
Com ele, você consegue criar e acompanhar campanhas de e-mail marketing, além de analisar sua performance em cada rede social que sua empresa marca presença.
Você também pode reunir métricas de acesso, índices de engajamento e alcance dos seus conteúdos ao longo do tempo – essas são todas informações que te ajudam a entender o movimento do seu público.
4. Mantenha o calendário editorial ativo
Para que sua estratégia funcione e dê resultados, você precisa criar e seguir um calendário editorial.
Para manter seu calendário ativo e usar essa ferramenta como aliada no dia a dia do seu time, é fundamental que você o mantenha sempre atualizado. Assim, você garante que as pautas estejam sempre em dia, evitando repetições.
Além disso, o calendário funciona como um meio de comunicação entre o time, sendo possível saber o andamento de cada publicação, em cada plataforma.
Compartilhe as informações com sua equipe e lembre-se que o calendário editorial é como um organismo vivo: ele só funcionará se for bem alimentado. Então, nada de deixá-lo de enfeite, combinado?
Precisa de uma mãozinha?
Se você trabalha em uma grande empresa, pode ser que tenha uma equipe toda à disposição para dar andamento à estratégia de Marketing.
Mas se não for esse o caso, o mais provável é que você tenha um grande desafio em mãos: trabalhar o conteúdo desde o planejamento das ações, passando pela produção até chegar à publicação e engajamento com a audiência.
Se você está se sentindo um pouco perdido e não sabe por onde começar, clique aqui para entrar em contato com a gente.
Marcamos uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a tirar suas ideias do papel, montando uma estratégia de conteúdos com definição de pautas e conteúdos produzidos em diferentes formatos e adaptados para SEO.